Copa do Mundo como fenomeno de Midia
Em um artigo publicado por Édison Luis Gastaldo, achei uma pesquise feita por ele muito interessante, mostrando o poder de uma Copa do Mundo para a midia e para a publicidade, muitos anunciantes deixam de lado ou encaram a epoca de Copa do Mundo como se fosse uma qualquer, uma Copa do Mundo cria uma aurea positiva para todo o Canal, não é somemente nos jogos que a Publicidade Esportiva deve ser usada.
Essa pesquisa mostra a importancia dada pelo Jornal nacional, seguramente o Jornal mais assistido do Brasil e o Jornal da Band para a Copa do Mundo de 98. Tenho uma opinião diferente da maioria das pessoas, acho que futebol é um esporte sim de tv pelo simples fato que uma torcida tem muito mais gente do que aqueles que vão aos jogos, por exemplo, o Cornthians é um dos maiores times do Brasil não por causa dos 30 mil torcedores que cabem no pacaembu, mas por ser um clube que tem 30 milhoes de torcedores espalhados pelo Brasil, o Corinthians não recebe pelos 4 patrocios de sua camisa o 4° maior patricinio do Mundo por causa dos torcedores de São Paulo ou pelos 30 mil que cabem no Pacaembu, e sim por que com uma torcida que tem praticamente 15% da população do Brasil tem uma imagem muito forte no Brasil de canto a canto do Brasil.
Já vi alguns dirigentes, dirigentes de clubes grandes do Brasil falar que os torcedores importantes são os que compram ingresso e isso pra mim é a pura ignorancia e mostra o amadorismo do futebol Brasileiro, que não sabe valorizar a sua camisa pela Historia que ela representa e se valorizar como produto de Midia, poderiam deixar a arrogancia e o achismo de lado e estudar formas de administrar o seu clube profissionalmente.
Certamente se o Natal é uma epoca de trabalhar a Publicidade de uma forma diferente, a Copa tambem é, não posso provar com numeros, mas é obvio que muito masi gente assiste a tv na epoca da copa do que no Natal.

Segue abaixo a pesquisa realizada por Édison Luis Gastaldo.

RELAÇÃO ENTRE O TEMPO DEDICADO À COPA E A OUTROS ASSUNTOS EM TELEJORNAIS E
EM SEUS BLOCOS COMERCIAIS:

Dia: 10/06 ESTRÉIA NA COPA DO MUNDO (BRASIL X ESCÓCIA)
Programa: Telejornal Hoje (Globo)
Tempo total de matérias: 17min30s
Tempo dedicado à Copa: 14min30s (83%)
Tempo dedicado a outros assuntos: 3min (17%)
Comerciais:
Tempo total: 5min30s
Tempo dos comerciais referentes à Copa: 1min (18%)
Tempo dos comerciais com outros motivos: 4min30 (82%)

Dia: 16/06 (BRASIL X MARROCOS)
Programa: Jornal Nacional (Globo)
Tempo total de matérias: 38 min
Tempo dedicado à Copa: 31min (81,5%)
Tempo dedicado a outros assuntos: 7 min (18,5%)
Comerciais:
Tempo total: 10min30s
Tempo dos comerciais referentes à Copa: 5min (47.5%)
Tempo dos comerciais com outros motivos: 5min30 (52,5%)

Dia: 23/06 (BRASIL X NORUEGA)
Programa: Jornal Nacional (Globo)
Tempo total de matérias: 38 min
Tempo dedicado à Copa: 12min30s (33%)
Tempo dedicado a Leandro: 24 min (63%)
Tempo dedicado a outros assuntos: 1min30s (4%)
Comerciais:
Tempo total: 10min
Tempo dos comerciais referentes à Copa: 5min30s (55%)
Tempo dos comerciais com outros motivos: 4min30s (45%)

Dia: 27/06 (BRASIL X CHILE)
Programa: Jornal Nacional (Globo)
Tempo total de matérias: 30 min
Tempo dedicado à Copa: 26min30s (88%)
Tempo dedicado a outros assuntos: 3min30s (12%)
Comerciais:
Tempo total: 8min30s
Tempo dos comerciais referentes à Copa: 2min30s (29,5%)
Tempo dos comerciais com outros motivos: 6min (70,5%)

Dia: 06/07 (VÉSPERA DO JOGO BRASIL X HOLANDA)
Programa: Jornal Nacional (Globo)
Tempo total de matérias: 35min30s
Tempo dedicado à Copa: 26min30s (75%)
Tempo dedicado a outros assuntos: 9 min (25%)
Comerciais:
Tempo total: 9min
Tempo dos comerciais referentes à Copa: 0min30s (5,5%)
Tempo dos comerciais com outros motivos: 8min30s (94,5%)

Dia: 07/07 (BRASIL X HOLANDA)
Programa: Jornal da Band (Bandeirantes)
Tempo total de matérias: 26 min
Tempo dedicado à Copa:20min (77%)
Tempo dedicado a outros assuntos: 6 min (23%)
Comerciais:
Tempo total: 4min30s
Tempo dos comerciais referentes à Copa: 0min30s (11%)
Tempo dos comerciais com outros motivos: 4min (89%)
Programa: Jornal Nacional (Globo)
Tempo total de matérias: 41min30s
Tempo dedicado à Copa: 39 min (94%)
Tempo dedicado a outros assuntos:2min30s (6%)
Comerciais:
Tempo total: 9min
Tempo dos comerciais referentes à Copa: 3min (33,3%)
Tempo dos comerciais com outros motivos: 6min (66,6%)
Marcadores: edit post
0 Responses

Postar um comentário